: sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será inaugurado em agosto
A iniciativa faz parte do Pacto pela Ordem e tem como foco o reforço da prevenção e combate ao crime por meio da tecnologia
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), lançará no mês de agosto o Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), um projeto inovador que representa um salto tecnológico no setor da segurança pública. A iniciativa faz parte do Pacto pela Ordem e tem como foco o reforço da prevenção e combate ao crime por meio da tecnologia.
O sistema, que possui um investimento de mais de R$ 23 milhões, contará com 629 postes inteligentes na capital Teresina e na cidade litorânea de Parnaíba, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, com aval do governador Rafael Fonteles.
As câmeras utilizam tecnologias avançadas como reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância. O processamento e análise dos dados serão realizados por um supercomputador operado pela ETIPI – Empresa de Tecnologia do Piauí.
O SPIA será integrado a câmeras já existentes em escolas, hospitais e unidades de segurança, além de permitir, futuramente, a adesão de sistemas particulares. Para isso, será publicado um normativo que regulamenta o compartilhamento de imagens com a central de monitoramento do Estado.
Outro diferencial do projeto é a instalação de 16 totens de emergência em pontos estratégicos, equipados com botão de pânico e câmera Speed Dome, permitindo que o cidadão acione a polícia diretamente em casos de risco.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da medida.“O SPIA representa um divisor de águas na segurança pública do Piauí. Vamos usar inteligência artificial, integração de dados e inovação tecnológica para prevenir crimes e agir com mais rapidez. É mais proteção para quem vive e circula pelo nosso estado. Esse é o compromisso do governador Rafael Fonteles com a vida e a segurança dos piauienses”, afirmou.
A solenidade de lançamento acontecerá em Teresina, no mês de agosto, com demonstração do sistema e apresentação dos primeiros locais monitorados.
Fonte: SSP-PI