Etipi - 02/02/2024 - 16:14

Etipi se destaca em proteção de dados e segurança da informação no setor público

A empresa busca estabelecer uma cultura organizacional sólida em relação à proteção de dados no Piauí



Etipi se destaca em proteção de dados - Foto: Ccom

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi sai na frente no que se refere à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na administração pública, ao promover a Semana de Proteção de Dados. A iniciativa exemplifica o compromisso da Etipi com a conformidade e segurança da informação para os cidadãos.

Durante esta semana especial, foi desenvolvida uma programação estruturada, dedicada à capacitação das equipes internas e externas, que visam fortalecer a compreensão e aderência aos princípios fundamentais da LGPD. Essa abordagem assegura que a empresa estabeleça uma cultura organizacional sólida em relação à proteção de dados.

A programação, teve início na última segunda-feira (29), encerrou nesta quinta-feira (1º), com uma série de importantes debates e trocas de experiências acerca da governança de dados, proteção da privacidade e segurança da informação no cenário tecnológico.

Entre os participantes, destacou-se a encarregada pelo tratamento de dados pessoais da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, Edna  Ângelo, que ministrou palestra de forma virtual com o tema “A importância do encarregado na administração pública”, onde explicou que a função deste cargo é atuar como canal de comunicação entre o controlador, o titular de dados e própria ANPD.

Além disso, a programação contou com uma mesa redonda que tratou da Transformação Digital e Proteção de Dados. Entre as autoridades presentes na mesa, o diretor de operações da X-Via, Thiago Oliveira, reiterou a importância da LGPD para o governo digital e para toda a iniciativa de transformação do Estado.

“Para mim foi um prazer ter participado da Semana de Proteção de Dados. É um tema fundamental para o governo digital e para toda essa nossa iniciativa de transformação do Estado, e nada mais oportuno do que falar sobre a privacidade, sobre o direito que o cidadão tem e como isso impacta a nossa relação com o Estado. Trocar essas experiências com um time de alto nível foi super importante e agradeço muito à Etipi pelo convite”, afirmou o diretor.

WhatsApp Image 2024-02-01 at 12.40.50.jpeg

As contribuições foram ouvidas por profissionais da área de tecnologia de diversos órgãos do Piauí, como Secretaria de Segurança Pública – SSP, Secretaria da Fazenda – Sefaz, Secretaria de Governo – Segov, Procuradoria Geral do Estado – PGE, Coordenadoria Geral do Estado – CGE, 22º Tribunal Regional do Trabalho – TRT PI, entre outros.

Representando o corpo acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, a participante Andressa Leão, do Laboratório Coworking Space Prof. José Oscar de Melo Pereira, afirmou ter sido um evento crucial para ela, tanto como universitária quanto como cidadã.

WhatsApp Image 2024-02-01 at 12.37.59.jpeg

“O evento foi importantíssimo para mim como universitária, como cidadã, para saber mais informação de como os meus dados são tratados, os meus deveres, os meus direitos, o que pode ser repassado ou não. A gente pôde saber mais aprofundadamente como esses dados são tratados e como a gente pode trabalhar com esses dados dentro da instituição, no serviço público e como tudo isso é gerido dentro do nosso estado e nacionalmente”, disse a acadêmica.


Fonte: Ccom