Gov.pi Cidadão - 18/09/2024 - 12:41

Em um ano de Gov.pi Cidadão, Seid já emitiu mais de 2 mil Carteiras de Identificação do Autista

As solicitações desse benefício podem ser feitas sem precisar sair de casa, permitindo mais acessibilidade, mais dignidade e mais conforto aos usuários



Carteira do Autista Digital - Foto: SEID

A plataforma Gov.pi Cidadão, lançada pelo Governo do Piauí em 2023, há um ano permite o acesso à vários serviços públicos estaduais de forma virtual, rápida e segura. Dentro do sistema, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) disponibiliza a emissão da Carteira de Identificação do Autista de forma digital, onde já foram beneficiadas mais de 2 mil pessoas. A identificação já existe no Piauí desde 2019, com a emissão da carteirinha impressa.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, essa plataforma é um instrumento que tem facilitado a vida das pessoas com deficiência e suas famílias. “A partir do lançamento do Gov.pi Cidadão, as solicitações desse benefício podem ser feitas sem precisar sair de casa, permitindo mais acessibilidade, mais dignidade e mais conforto”, diz o gestor.

A coordenadora da Carteira do Autista, Lidiane Marques, disse que as solicitações devem ser feitas dentro da plataforma, inclusive de usuários dos municípios do interior. “Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados no site ou no aplicativo, para que possamos analisar os processos com mais facilidade, possibilitando um retorno mais rápido para a população”, declara.

A plataforma foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e tem o objetivo de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, onde os serviços podem ser acessados no tablet, no celular ou no computador, de forma fácil, ágil e segura. A população pode acessar o site pidigital.pi.gov.br, ou baixar o app Gov.pi Cidadão nas lojas de aplicativos do Google Play ou Apple Store.

Dentro do aplicativo, ou do site, a Seid também disponibiliza os serviços: Passe Livre Intermunicipal e Passe Livre Cultura.

Carteira de Identificação do Autista

A identificação assegura, no âmbito do Estado do Piauí, o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de promover a inclusão social da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como solicitar a Carteira do Autista Digital

- Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou entre no site: pidigital.pi.gov.br;

- Faça o login com os dados da pessoa autista através do ID Piauí ou gov.br;

- Clique em “SERVIÇOS” na aba inferior da tela;

- Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “SOLICITAR CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA”;

- Clique em “ACESSAR O SERVIÇO DIGITAL”;

- Preencha corretamente os dados do beneficiário na primeira etapa e clique em “PRÓXIMO”;

- Preencha corretamente os dados de endereço na segunda etapa e clique em “PRÓXIMO”;

- Na terceira etapa, anexe os documentos escaneados em PDF:

1. LAUDO MÉDICO (preenchido, assinado e carimbado pelo Neurologista ou Psiquiatra e o com CID do Autismo);

2. RG ou CERTIDÃO DE NASCIMENTO;

3. CPF;

4. FOTO DIGITAL (em formato 3x4);

5. RG do Responsável Legal (caso o Autista seja menor de idade);

6. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA atualizado (o usuário obrigatoriamente deve residir no Estado do Piauí);

- Finalize a operação e aguarde seu processo ser analisado no prazo de 30 dias.

IMPORTANTE: os documentos anexados devem estar legíveis e compatíveis com os dados preenchidos no sistema.


Fonte: SEID