Piauí é pioneiro ao lançar o aplicativo "Piauí Primeira Infância"
O SuperApp utiliza tecnologia de ponta para realizar o acompanhamento integral dos primeiros anos de vida das crianças
O estado do Piauí deu um passo inédito na transformação digital do país ao lançar, nesta terça-feira (7), no município de Lagoa do Piauí, o aplicativo Piauí Primeira Infância. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e idealizado pelo Pacto pelas Crianças, o super aplicativo é o primeiro no Brasil a integrar e gerenciar dados das áreas de saúde, educação e assistência social para fomentar políticas públicas voltadas à primeira infância.
O app utiliza tecnologia de ponta para realizar o acompanhamento integral dos primeiros anos de vida das crianças, atendendo a padrões internacionais. A plataforma permite monitorar indicadores fundamentais e promover ações coordenadas para melhorar o bem-estar infantil, oferecendo suporte técnico aos municípios e às famílias.
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da Etipi, Ellen Gera, destacou a importância do projeto para a gestão pública e o desenvolvimento infantil. “Esse programa Piauí Primeira Infância coloca o foco na criança, em especial de 0 a 6 anos. É uma plataforma que vai acompanhar a jornada de vida dessa criança, integrando dados de diversas áreas”, afirmou.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, ressaltou o papel da plataforma na criação de políticas públicas mais eficazes. “Acredito que esse aplicativo vai ser importantíssimo para manter integração entre os setores do governo, ele vai ser uma ferramenta para a gente avaliar os dados, os indicadores, saber qual é o momento de intervir e para, depois de alguns anos, ver os resultados e os impactos que essas nossas políticas públicas trouxeram”, explicou.
Já a prefeita de Lagoa do Piauí, Camila Barbosa, celebrou o fato de o município ser o palco do lançamento dessa iniciativa pioneira. “Agradecemos ao governador Rafael Fonteles, a todas as lideranças, representantes, secretários, superintendentes, todos os envolvidos nessa ação que, com certeza, será transformada em pontos positivos, como a diminuição da mortalidade materna e infantil”, disse a prefeita.
Com o lançamento do Piauí Primeira Infância, o estado reforça seu compromisso com o uso inteligente da tecnologia, essencial para a promoção da igualdade e desenvolvimento social.
Fonte: Ccom