Tecnología - 30/01/2026 - 11:19

Teresina recebe oficina gratuita de filmadoras analógicas e produção de imagens

A oficina ocorre, neste sábado (31), no Campo Arte Contemporânea, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)



Foto: Ccom

Teresina recebe a oficina “Lamento aos Pixels”, um workshop voltado ao uso de filmadoras analógicas e à produção de imagens a partir de suas limitações e potências. O curso será ministrado pela diretora, produtora, montadora, colorista e câmera Xuxu Kamei, neste sábado (31), das 14h às 18h, no Campo Arte Contemporânea, na rua Agnelo Pereira da Silva, nº 3497, no bairro São João.

 

A oficina integra a programação do Mormaço de Janeiro, uma ação realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.

 

A oficina propõe uma vivência prática com filmadoras analógicas, passando por operação de câmera, coloração de sinais e criação de imagens, a partir da análise estética e de referências visuais. A atividade inclui introdução ao DaVinci Resolve e conta com duas filmadoras disponíveis para manuseio. Com mais de dez anos de atuação no audiovisual, Xuxu é um artista trans que trabalha entre publicidade, documentários, videoclipes e curtas, tem formação na Universidade de Belas Artes de Berlim, experiência como freelancer na Europa e passagem pela plataforma Colors x Studios, além de assinar a colorização do filme “Anunciação da Luta”.

 

Mormaço de Janeiro

 

A oficina integra a programação do Mormaço de Janeiro, que começa nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, com o Desfile Performático Forgive Gui, do artista têxtil Gui de Areia, que transforma tecidos, imagens e monstros em matéria viva. O trabalho retoma e recria o ensaio visual iniciado em 2021, propondo um retorno que não é repetição, mas transformação contínua. As imagens se reorganizam, os materiais ganham novos sentidos e o desfile se apresenta como um gesto em movimento, entre memória, corpo e invenção.

 

Na mesma noite (30), às 20h, a programação segue com Uma Noite de Skate, que reúne a exibição dos filmes “A Vida Rasa e SK8THE”. As obras partem do skate como forma de ocupar a cidade e celebrar a vida, abrindo espaço para diferentes olhares sobre o urbano. Após a exibição ocorre uma conversa com as diretoras Mariana Medeiros e Xuxu Kamei, mediada por Maurício Pokemon, ampliando o diálogo entre audiovisual, cultura urbana e memória coletiva.

 

No sábado (31), o espaço é ativado com o ManaManchão, um mutirão verde que convida o público a cuidar do lugar de forma coletiva. Entre café compartilhado, troca de plantas e mãos na terra, a ação propõe um tempo de encontro, aprendizado e atenção ao espaço comum, em um ritmo leve de manhã de sábado. O evento ocorre, das 8h às 11h, e é uma iniciativa do Atelier Ateliê e Revoada Produções.

 

Encerrando a programação (31), às 19h, será realizado o lançamento do fanzine Macacal, de Jamires Martins e Maurício Pokemon. A publicação é resultado de uma residência de experimentação gráfica a partir do bairro São João, reunindo imagens, histórias e fragmentos encontrados entre o território, o Campo e o arquivo público. Um trabalho que circula entre escuta, memória e invenção, fechando a semana com mais um gesto de partilha.


Fonte: Ccom