Feira da Economia Solidária movimenta comércio de produtores da zona rural em Pedro II
Evento aproveita movimentação de turistas no Festival de Inverno de Pedro II para facilitar a venda de produtos dos agricultores e artesãos da região
Agricultores, artesãos e comerciantes da zona rural de Pedro II e região estão participando da Feira da Economia Solidária, que é promovida pela Obra Kolping e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). A ação acontece entre os dias 8 e 11 de junho de 2023, em concomitância ao período do Festival de Inverno que ocorre na cidade, e retorna após três anos.
Para a diretora de fortalecimento da base produtiva da SAF, Josi Costa, o evento é importante por aproveitar o fluxo de turistas para facilitar a comercialização dos produtos produzidos pelos moradores da região.
“É uma feira que sempre acontece no período do Festival de Inverno de Pedro II, onde aproveita o turismo nesse período e favorece o artesanato e a produção local, principalmente de mulheres, que é o maior público que tem na feira, vendendo seu artesanato e a produção de alimentos também. O evento fomenta a economia local e também coloca à mostra os produtos para as pessoas que vêm de outras cidades e de outros estados que participam desse período aqui”, frisa.
A feira acontece na praça principal da comunidade Serra dos Matões, que fica na zona rural de Pedro II. O local é estratégico por estar no caminho entre a zona urbana do município e os principais pontos turísticos da cidade, como o Morro do Gritador e as cachoeiras.
Para o agricultor que produz seus produtos na região de Pedro II, a feira é uma ação importante para a comercialização dos produtos. Geovane Souza é presidente da Comunidade Kolping no povoado Cipó, que fica a 18 km do centro de Pedro II, e explica que os produtos cultivados na comunidade têm como base a produção agroecológica, o que traz um diferencial para outros produtos. “A gente trouxe abóbora, banana, mamão, limão, coco, macaxeira, quer dizer, uma variedade muito grande de produtos, todos naturais. E a felicidade que a gente tem é de vender para o cliente um produto que não vai fazer mal para ele, né? E aqui a gente aproveita essa movimentação de turistas para comercializar”, cita.
O turista que vai visitar Pedro II aproveita para conhecer um pouco dos produtos confeccionados na região. É o caso do Erinaldo Carvalho, que mora na cidade de São João do Arraial, e aprovou os produtos da feira.
“É uma alegria participar dessa feira, a gente está aqui fazendo as duas coisas: de manhã participando da feira, conhecendo os produtos, aproveitando que é no caminho do mirante do Morro do Gritador, e daqui vamos curtir as atrações principais do festival”, diz.
Parceria SAF - Kolping
O coordenador estadual da Kolping Piauí, Raimundo João, lembra que a parceria com a SAF é importante para a Feira da Economia Solidária, que acontece em todas as edições do Festival de Inverno de Pedro II, que estava há três anos sem ocorrer, e retornou em 2023. Ele lembra que, além da comercialização de produtos, a feira abre espaço para a apresentação de artistas locais.
“Além da comercialização dos produtores locais, outro fator importante é que temos um espaço que resgata a questão da cultura local, com artistas de nível estadual e regional. É um momento de intercâmbio. E com isso, a gente demonstra que a agricultura familiar é fortalecida, que a gente valoriza a zona rural. O festival é na cidade, mas aqui é estratégico porque aqui tem acesso aos vários pontos turísticos de Pedro II, então todo mundo passa por esse local”, lembrou.
Além da Feira da Economia Solidária, a parceria da Kolping com a SAF resulta em outras ações práticas que têm relação direta com a agricultura familiar do Piauí. “Essa é uma parceria pontual, mas temos outras em relação à importância da convivência com o Semiárido, então é uma parceria importante”, citou.