Rafael Fonteles assina acordo sobre hidrogênio verde no Piauí
O governador e sua comitiva foram recepcionados pelo embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe e pela diplomata Cecília Ishitani
Depois de cumprir agenda na Espanha, o governador Rafael Fonteles desembarcou nesse domingo (11) em Berlim, na Alemanha, onde assinou Memorando de Entendimento (MoU) com a FEV Europe, empresa alemã com forte atuação em pesquisas na área de energias renováveis e transição energética.
Segundo o governador, o Piauí terá estudos no campo do hidrogênio verde, que é considerado o combustível do futuro e tem no estado um grande potencial de produção. O governador também está conversando com investidores internacionais interessados em investir no Piauí. “Queremos fomentar a pesquisa no uso dessa matriz energética considerada o combustível do futuro e avançar com os investidores internacionais que querem fazer plantas industriais no Piauí”.
Uma das tecnologias desenvolvidas pela FEV é a transformação de lixo em larga escala em hidrogênio verde. Esse lixo pode ser proveniente de resíduos sólidos ou da filtragem da água.
Encontro com embaixador do Brasil - Ao desembarcar na Alemanha, o governador Rafael Fonteles e comitiva foram recepcionados pelo embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe e pela diplomata Cecília Ishitani. O governador reforçou o seu objetivo de estreitar as relações do Piauí com a Alemanha e sobre projetos na área de energias limpas.
“Durante o encontro, falei sobre nosso esforço em busca de apoio e de parcerias para viabilizar projetos na área do hidrogênio verde no Piauí, estado que reúne as melhores condições para ser um dos maiores produtores desse combustível nas Américas”, disse Rafael Fonteles.
O embaixador Roberto Jaguaribe destacou sua alegria em receber a delegação do Piauí. “O governador é jovem, inteligente e veio até aqui com muitas ideias. O Piauí tem muito a oferecer, especialmente, por conta da sua localização favorável, com sol, vento e água em abundância. Desta forma, o estado pode exportar sustentabilidade para todo o mundo, seja em mineração, energia, alimentos e de outras formas”, destacou.
Fonte: CCom