Programa de Verticais de Negócios da Investe Piauí será lançado na segunda-feira (18)
As Verticais de Negócios é um programa associativista e voluntário desenvolvido pelo Lab Comunidades, projeto do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT)
Na próxima segunda-feira (18), será lançado o programa de Verticais de Negócios do Hub Investe Piauí. O evento acontecerá a partir das 18h no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Teresina. As Verticais de Negócios é um programa associativista e voluntário desenvolvido pelo Lab Comunidades, projeto do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), da Investe Piauí.
O diretor-presidente do PIT, Cristiano Vargas, e vice-presidentes da Investe Piauí estarão presentes, além de pessoas ligadas aos setores de tecnologia, empreendedorismo e Inovação no estado. Ao todo, são 10 Verticais: Saúde, Varejo, Energia, Economia Criativa, Turismo, Educação, Smart Cities, Agro, Fintech e Indústria.
O objetivo das Verticais é gerar conexões que fomentem o ecossistema local, por meio de projetos, treinamentos, capacitações, eventos, processos e serviços de toda a comunidade ligada aos setores que cada Vertical representa. A comunidade pode ser composta por empresas, startups, entidades governamentais e não governamentais, produtos, serviços ou iniciativas relacionadas à temática de cada Vertical.
“Elas são uma oportunidade de conexão para empresas ou empresários, startups, pesquisadores, professores, universidades, a comunidade em geral ou qualquer pessoa física ou jurídica que tenha alguma atividade ligada às temáticas das Verticais. Algumas das ações que serão realizadas incluem oportunidades de networking, eventos, rodadas de negócios, inovação aberta, conexão com empresas e gestão pública, rodadas de pitch com investidores, empresas e fundos, talks temáticos, podcasts, entre outros”, esclarece Maria Rebello, gerente de Inovação da Investe Piauí e coordenadora do Lab Comunidades.
Entre as atribuições da diretoria das Verticais, está a apresentação de um Plano de Ação para o período da gestão, que deve incluir itens como eventos a serem realizados, estratégias para o crescimento da Vertical, ações de capacitação e treinamento, iniciativas de engajamento, metas, objetivos gerais e cronograma de reuniões. Cada Vertical será gerida por uma equipe de, no mínimo, cinco diretores, além de outros membros. Os integrantes participam de forma associativista, definindo sua gestão através de voto dos próprios associados.
A associação de membros da Vertical é gratuita e os trabalhos irão seguir manual e regimento interno próprios, que já faz parte do toolkit de implantação que o programa propõe. Até o momento, sete diretores já foram nomeados.
“As ações e planejamentos já estão a pleno vapor e sendo construídos para que, em 2025, este seja um programa que apoie e contribua de forma muito propositiva com o ecossistema de inovação e empreendedorismo do nosso Estado”, afirma o diretor-presidente do PIT, Cristiano Vargas.
Fonte: Ccom