Silvio Mendes se reúne com barraqueiros e entregadores após sanções das novas leis
Silvio Mendes pontuou que as leis sancionadas vão impactar de forma positiva a vida dos trabalhadores autônomos, e que o próximo passo será a criação de uma lei para isentar os barraqueiros do pagamento de taxas em eventos realizados na capital
O prefeito Silvio Mendes recebeu, nesta segunda-feira (1º), representantes da Associação de Barraqueiros do Piauí (ABPI) e dos entregadores por aplicativo, após a sanção das leis que beneficiam essas categorias.
O vereador James Guerra, um dos autores dos projetos, explicou que os barraqueiros estão satisfeitos com a sanção, por se tratar de uma reivindicação antiga que agora foi atendida. “Os barraqueiros buscavam que, em todo evento realizado em espaço público do município, houvesse uma reserva de espaço para que pudessem trabalhar. Com a lei, eles terão a oportunidade de exercer seu ofício de forma legal”, destacou.
Silvio Mendes pontuou que as leis sancionadas vão impactar de forma positiva a vida dos trabalhadores autônomos, e que o próximo passo será a criação de uma lei para isentar os barraqueiros do pagamento de taxas em eventos realizados na capital.
“A lei está correta. Não é justo impedir que as pessoas participem dos eventos, já que a via é pública. A prefeitura, em nossos eventos, não vai cobrar taxa de ninguém. Essa medida não impacta as contas da prefeitura, mas impacta diretamente a vida do trabalhador. Já estamos trabalhando, junto à Procuradoria do Município, uma lei para a isenção de taxas também em eventos privados realizados no município”, afirmou o prefeito.
Para Renildo César, presidente da ABPI, a lei vem garantir maior autonomia financeira aos barraqueiros. “Nos eventos, há a terceirização dos espaços públicos, que não oferecem estrutura e ainda cobram uma taxa, inviabilizando o trabalho dos barraqueiros. Agora, com essa lei, vamos ter trabalho e renda”, finalizou.
Fonte: PMT