Comunidade de Teresina é beneficiada com cursos que incentivam o empreendedorismo no campo
A ação foi realizada pela Sada, por meio da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária, na comunidade Sapucarana
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária, promoveu, nesta semana, mais capacitações voltadas para agricultores familiares. A ação foi realizada na comunidade Sapucarana, zona rural de Teresina, e reforça o compromisso da secretaria em oferecer formações contínuas em todas as regiões do Piauí, ampliando o acesso ao conhecimento técnico e fortalecendo a produção rural.
Foram realizados os cursos de Produção de Condimentos Caseiros e Conservas de Hortaliças e de Produtos de Higiene e Limpeza, com a participação de agricultores da região. As capacitações têm como objetivo incentivar o empreendedorismo no campo, diversificar a renda das famílias e valorizar o trabalho da agricultura familiar.
O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, participou da solenidade de encerramento e realizou a entrega dos certificados. Segundo ele, iniciativas como essa fazem parte de um conjunto de ações permanentes da Sada.
“Nosso propósito é levar conhecimento e oportunidades para o agricultor do Piauí. Com essas capacitações, ajudamos a melhorar a renda familiar, a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, fortalecemos a agricultura familiar, que é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o gestor.
Para o coordenador da Sada regional de Teresina, Alvaci Orsano, a adesão da comunidade confirma a importância da iniciativa. “As capacitações contaram com a participação de 18 agricultores familiares. O objetivo é justamente oferecer alternativas que gerem renda extra e tragam mais autonomia às famílias”, afirmou o gestor.
“As capacitações da Escola de Gestão da Sada são adaptadas de acordo com a realidade de cada localidade e já contemplam áreas como horticultura, avicultura, panificação, processamento de frutas tropicais e sistemas de irrigação”, explica a coordenadora da Escola de Gestão, Maria Góes.
Comunidades interessadas em receber os cursos devem procurar os escritórios locais ou regionais da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e formalizar a solicitação por meio de ofício. Após o registro, a equipe técnica organiza a logística e agenda a realização da formação.

Fonte: Ccom