Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
Além do MMA, encontro em Brasília contou com a participação de representantes de mais de 40 países, incluindo os que já são parte da Iniciativa
A Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio Itamaraty, reunião com representações diplomáticas sediadas em Brasília, na qual foram apresentados os desenvolvimentos recentes e próximos passos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima. O encontro, em que também esteve representado o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), contou com a participação de representantes de mais de 40 países, incluindo os que já são parte da Iniciativa.
O embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE abriu e conduziu a reunião, destacando a importância da ação multilateral para garantir a integridade da informação como pilar essencial da governança climática global.
Em seguida, o secretário de Políticas Digitais da Secom PR, João Brant, apresentou os desenvolvimentos recentes da Iniciativa, com destaque para o lançamento do Chamado à Ação pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima rumo à COP30, que convida governos, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil a contribuírem com soluções práticas e inovadoras. Brant também discorreu sobre o Capítulo Brasileiro da Iniciativa e a contribuição do Brasil ao Fundo Global gerido pela Unesco.
Também fizeram uso da palavra o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e a diretora-executiva da COP30, Ana Toni. Ambos reforçaram o alinhamento estratégico da Iniciativa com os preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém do Pará, em novembro deste ano. Destacaram, nesse sentido, o pioneirismo do Brasil ao inserir a questão da desinformação climática na agenda de ação da Conferência.
O painel também contou com a participação online do diretor da Divisão de Políticas de Inclusão Digital e Transformação Digital da Unesco, Guilherme Canela, que apresentou os avanços do Fundo Global da Unesco voltado ao financiamento de projetos de pesquisa, campanhas de comunicação e apoio ao jornalismo investigativo sobre o clima.
Por fim, a consultora sênior em Integridade da Informação do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, Charlotte Scaddan, participou virtualmente com uma exposição sobre eventos recentes relacionados ao clima e as expectativas para a próxima Assembleia Geral da ONU.
A reunião evidenciou o crescente reconhecimento internacional da Iniciativa como uma resposta multilateral coordenada ao desafio da desinformação climática. O diálogo franco e propositivo entre autoridades brasileiras, organismos internacionais e representações diplomáticas deverá contribuir significativamente para ampliar o engajamento na Iniciativa e fortalecer a mobilização internacional rumo à COP30.
Na ocasião, a representante do Uruguai anunciou adesão à Iniciativa, tornando-se o oitavo país participante, junto com Brasil, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima