Produtos do Piauí têm alta procura na Feira Nordestina da Agricultura Familiar, em São Luís (MA)
Cajuína, cajuaça e outros produtos típicos tiveram destaque na capital maranhense
Os produtos da agricultura familiar do Piauí se destacaram no primeiro dia da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), realizada em São Luís, no Maranhão. São 40 produtos como cajuína e outros derivados do caju, mel com sabor característico, artesanato em palha de carnaúba, entre outros itens, que chamaram a atenção dos consumidores do Maranhão e de outros estados que participaram da abertura do evento. A feira reúne os nove estados do Nordeste na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.
Ao todo, 13 coletivos da agricultura familiar do Piauí estão presentes. Um deles é o Movimento Camponês Popular, representado por Jefferson Rogério de Sena, de Curimatá, que levou uma variedade de produtos típicos do extremo-sul piauiense. “Temos o tamarindo, bastante popular na região; o xixá, que é bastante conhecido aqui no Maranhão; além do buriti seco, do doce de buriti e do doce da casca de laranja”, descreveu.
Entre os produtos que fizeram mais sucesso, destacam-se os derivados do caju, como a cajuína e a cajuaça — uma cachaça produzida a partir do pedúnculo do caju. Uma das consumidoras que aprovou a bebida foi Eliane Frazão, liderança quilombola no estado. “Eu provei a cachaça e gostei do sabor. Vou levar para a minha cidade aqui do Maranhão, Anajatuba, para tomar com tira-gosto de caranguejo”, afirmou.
O superintendente do Ministério da Agricultura (Mapa) no Maranhão, Genilson Santana, também visitou a feira e procurou diretamente o estande do Piauí para encontrar cajuína. “A cajuína cristalina de Teresina é a melhor que tem. Vim degustar essa maravilha e também levar para casa”, declarou.
IV Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária
A feira é uma realização do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, e conta com uma ampla programação. Além da comercialização de produtos, o evento oferece palestras, oficinas, espaços de formação e troca de experiências. Há estandes onde produtores apresentam itens da agricultura familiar, além de áreas destinadas a movimentos sindicais, instituições de ensino, setor tecnológico, mecanização e outros segmentos ligados à agricultura familiar.
Há ainda a programação cultural que reforça as manifestações populares tradicionais da região e inclui diversas apresentações musicais. Paralelamente, ocorre a reunião do Fórum Eugênio Peixoto, que reúne gestores públicos para discutir políticas públicas voltadas ao setor.
A Feira Nordestina integra o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar, que contempla eventos em todos os estados. No Piauí, a feira foi realizada em outubro. A programação segue até sábado (29).
Fonte: Ccom



